Daniel José Silva. Atualmente, na graduação, leciona as disciplinas de Hidrologia para o Curso de Engenharia Civil e Planejamento de Recursos Hídricos e Fundamentos de Educação Ambiental para o Curso de Enga. Sanitária e Ambiental. Na pós-graduação leciona a disciplina obrigatória de Introdução à Pesquisa Ambiental para os alunos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Ambiental da UFSC. Atua neste Programa desde 1998, onde já ofereceu diversas disciplinas relacionando Ambiente com Bacias Hidrográficas, Complexidade, Estratégias, Cognição, Transdisciplinaridade e Modelos de Gestão e de Governança da Água.

Coordena o Grupo Transdisciplinar de Pesquisa em Governança da Água e do Território, GTHidro, registrado no Conselho Nacional de Pesquisa Científica, com três teses de doutorado e vinte e duas dissertações de mestrado concluídas. Orienta atualmente dois alunos de doutorado e um de mestrado. Os temas abordados nestas pesquisas foram: educação ambiental em processos participativos, planejamento de recursos hídricos, gestão social de bacias hidrográficas, mediação de conflitos em unidades de conservação, proteção da zona de recarga direta do Aqüífero Guarani em SC e governança da água e do território.

Nos últimos seis anos coordenou três projetos de pesquisa e extensão: o Centro de Disseminação de Informações para a Gestão de Bacias Hidrográficas - CEDIBH, www.caminhodasaguas.ufsc.br; o Projeto Ecologia e Gente de Montanhas, www.montanhas.ufsc.br; e o Projeto Aqüífero Guarani, www.aquiferoguarani.ufsc.br.
Junto com outros pesquisadores canadenses, americanos e latino-americanos, anima a criação de uma rede universitária interamericana de gestão social da água, a UNIÁGUAS, com o apoio da Organização Universitária Interamericana - OUI, com o projeto Diálogo de Saberes para a Governança da Água e do Território, com os povos nativos das nações Innu (Canadá), Navajo (USA), Yaque (México) e Guarani (Brasil).